Como Escolher a Impressora Zebra Correta?

Olá Pessoal!
Confere aqui as perguntas que você precisa responder a fim de ter o modelo adequado de impressora Zebra para sua empresa ou aplicação. #Enjoy

Como Escolher o Modelo Adequado de Impressora Zebra?

"Preciso de uma impressora Zebra para imprimir uma etiqueta de 40mm de largura, qual você me indica?"

» Amigo, baseado nesta sua informação te indico praticamente toda linha de impressoras de etiqueta da Zebra, com exceção da HC100 «

Percebe que para definir um modelo de impressora Zebra adequado é preciso de muitas informações? Imagine que na situação acima indicamos a Impressora GC420t, porém, o cliente irá trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana num ambiente fabril!!! Fatalmente este cliente ia ter problemas com sua impressora.

Escolhendo o Modelo de Impressora Adequado

Impressão de etiquetas é utilizadas nos dias de hoje para as mais variadas aplicações. Temos etiquetas muito pequenas para frascos de remédios, até etiquetas enormes para empresas petrolíferas e químicas.

As impressoras Zebra são muito fáceis de usar e hoje a Zebra Technologies tem um portfólio completo que vai desde impressoras portáteis que cabem na palma da mão até impressoras de grande porte para ambientes industriais.

Confere aqui como definir a impressora ideal para sua empresa e evitar futuros problemas e dores de cabeça.

Resolução de Impressão

A resolução de impressão é um fator importante ao se adquirir uma impressora Zebra. A resolução mais comum da maioria das impressoras é de 203dpi. Essa resolução é suficiente para imprimir códigos de barra em tamanhos normais e informações em textos de tamanhos legíveis.
A seguir são apresentadas 3 etiquetas idênticas impressas em 203dpi, 300dpi e 600dpi. Observe a diferença na definição, sobre tudo nos ícones menores com mais detalhes
Se sua aplicação necessita de imprimir etiquetas muito pequenas, com impressão muito densa, textos muito pequenos, é preciso levar em conta a resolução de impressão.

Largura Máxima de Impressão

A largura de impressão de impressão é diretamente ligada a aplicação. Como mostrei a cima a maioria das impressoras térmicas tem largura máxima de impressão de 104mm, o que contempla uma infinidade de aplicações, porém, se você precisar de uma maior precisa optar por modelos industriais como por exemplo a Zebra ZT420 ou a Zebra 220Xi4.
E se você precisa de uma etiqueta de 20cm de largura, o único modelo disponível é a Zebra 220Xi4.

Programação da Impressora

É importante observar a questão da linguagem de impressão da impressora e se a mesma é compatível com o seu sistema.

Algumas programações não "conversam" com outras, o que pode fazer com que sua impressora não funcione corretamente ou pior, não funcione de jeito nenhum no seu sistema.
As principais programações de impressoras disponíveis no mercado são o ZPL das impressoras Zebra, o PPLA utilizado em alguns modelos de impressoras Argox, impressoras Honeywell, o EPL também das impressoras Zebra.

Hoje existem também muitos emuladores de programação no mercado, um exemplo é o PPLB das impressoras Argox, Honeywell, da LB-1000 da Bematech, que é o emulador de EPL da Zebra.

Interfaces de Comunicação

A interface implica também na integração com o seu sistema, seu hardware. Abaixo, a visão das interfaces de comunicação da impressora GC420t da Zebra, este modelo possui as portas USB, Serial e Paralela.
As portas de comunicação mais comuns das impressoras térmicas são a Serial, Paralela e USB. Porém, hoje diversos modelos já trazem a porta Ethernet padrão, como é o caso das impressoras da série Xi4 da Zebra.

Há ainda modelos industriais com a interface sem fio Bluetooth, que é o caso da série ZT400.

As impressoras portáteis por sua vez possuem dois tipos principais de portas de comunicação sem fio: bluetooth e wi-fi, para funcionamento em conjunto com Coletores de Dados, Smartphones ou Tablets.

Volume de Impressão

Por fim, o volume de impressão é um dos principais fatores a se levar em consideração para escolha da sua impressora Zebra
Para volumes menores, quase sempre é indicado uma impressora Desktop, de custo mais acessível.
Para volumes maiores, vale a pena optar por uma impressora mais robusta de porte industrial, com peças e principalmente cabeça de impressão mais resistente.

A escolha correta vai evitar paradas indesejadas por possíveis problemas na cabeça de impressão ou na própria mecânica da impressora.

Se mesmo assim pintar dúvidas na hora de escolher sua impressora Zebra, o ideal mesmo é falar com um especialista.


Postar um comentário

0 Comentários