Para Que Serve o Ribbon?

Olá Pessoal!
Conheça aqui a "tinta" das impressoras de etiquetas da Zebra. #Enjoy

O Que é Ribbon?

Quem usa impressoras Zebra certamente já ouviu falar de ribbon, mas nem sempre sabe qual sua função ou importância no processo de impressão. Por isso, confira o que é ribbon e para que serve?

O ribbon também é conhecido como fita de transferência térmica e é o principal suprimento utilizado em impressoras térmicas, o que gera as impressões.
O ribbon é uma espécie de película plástica ou de silicone revestida com tinta que, ao passar pela cabeça térmica e ser aquecido, transfere as informações para a etiqueta.

Os ribbons são classificados em três tipos: cera, resina e misto

O ribbon de cera é indicado para a impressão de etiquetas de expedição, sinalização, dentre outros. Como a cera pode derreter dependendo da temperatura, é importante que o ribbon seja armazenado corretamente em temperatura baixa. Porém, o custo deste material é baixo e sua impressora possui uma longa vida útil.

Por outro lado, a cera oferece uma baixa aderência, o que faz com que a durabilidade do material não seja tão longa. As impressões realizadas com este tipo de material também tendem a arranhar com facilidade, por isso devem ser colocadas em superfícies em que não sofram muito contato.

Outra opção é o ribbon de resina, que possui alta qualidade e uma ótima aderência em materiais com bases especiais. A resina também oferece uma boa durabilidade, sendo resistente a água, calor, exposição solar e até produtos químicos. Como é muito resistente, esse tipo de impressão é indicado para quando se precisa de etiquetas que durem bastante tempo.

O ribbon misto também é uma opção, e é constituído de cera e resina. Isso faz com que a qualidade e a funcionalidade da cera sejam alheadas à durabilidade da resina, melhorando a fixação da impressão.

A escolha do tipo de ribbon deve levar em conta quais serão os usos do material impresso e o material impresso em si, pois isso determinará qual a melhor fita de transferência térmica a ser usada.
Usar o ribbon de forma equivocada tende a causar problemas no resultado final da impressão, elevando os custos. Por isso é importante avaliar com cuidado suas necessidades antes de decidir qual ribbon usar.

Vale ressaltar que esse método de impressão térmica é o mais utilizado no Brasil, o que facilita encontrar empresas que façam a manutenção deste tipo de máquina. Além disso, o ribbon oferece uma proteção extra para a cabeça de impressão, diminuindo o atrito que ela sofre e aumentando sua vida útil.

Agora que você já sabe o que é ribbon e para que serve, fica mais fácil decidir se este é um método de impressão viável para sua empresa e, ainda, qual a melhor opção disponível para atender as suas necessidades cotidianas.

Postar um comentário

0 Comentários