Scanners Zebra Technologies

Olá Pessoal.
Como a Zebra Technologies, agora possui uma linha completa de Leitores de Códigos de Barras, confere abaixo alguns detalhes sobre os códigos de barras e os leitores. #Enjoy

Códigos de Barras
No mundo globalizado de hoje onde as coisas acontecem cada vez com mais rapidez, a precisão e a segurança nas informações são premissas essenciais para o sucesso!

O Código de Barras em si, é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner - o leitor de código de barras -, que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida, onde a barra for clara (espaços), a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

Códigos de Barras 1D e 2D
Resumidamente existem dois tipos de Código de Barras, os Uni-Dimensionais e os Bi-Dimensionais, a diferença principal é a quantidade de dados que cada um suporta. Por exemplo, no primeiro código abaixo (1D) consta o número 11 3526-5909. Já no segundo (2D), consta a letra da mundialmente famosa "Enter Sandman" da banda Metallica.

Código 1D

Código 2D

Algumas Simbologias Mais Usuais
A primeira simbologia mais comum é o EAN 13/8, Utilizado para a identificação de produtos de consumo, no Varejo ou Atacado. Todos os produtos que você ver na prateleira de um Super Mercado terão este código.

Outra simbologia também muito usual é o FEBRABAN, utilizado em Boletos Bancários, possui 44 posições.

Leitores de Códigos de Barras
Os leitores de códigos de barras ou scanners, são os dispositivos responsáveis pela transmissão dos dados contidos nos códigos. Existem 3  tipos básicos de leitores: Leitores Laser, Leitores CCD e Leitores Com Câmera.

Leitores Laser
Os scanners ou leitores a laser consistem em uma fonte de luz (laser) e um fotodiodo que estão na "boca de leitura". Normalmente usam um espelho ou um prisma para dirigir o raio sobre toda a superfície do código de barras. Um fotodiodo é responsável por medir a intensidade da luz refletida a partir do código.

Leitores CCD
Os leitores CCD (Charge Coupled Device) usam uma matriz com centenas de pequenos sensores de luz alinhados em uma linha na cabeça do leitor. É como se cada sensor fosse um fotodiodo que mede a intensidade da luz recebida. Cada sensor de luz individual no leitor CCD é muito pequeno e, como há centenas de sensores alinhados, gera-se um padrão idêntico ao padrão do código de barras.
A diferença mais significativa entre um leitor CCD e um leitor laser, é que o primeiro mede a luz ambiente refletida pelo código de barras enquanto o outro emite sua própria luz para fazer as medições.

Leitores Com Câmera
O terceiro tipo, o mais moderno, é o leitor que usa uma pequena câmera de vídeo para capturar a imagem do código de barras. O leitor usa então sofisticadas técnicas de processamento de imagem digital para decodificar o código de barras.

As câmaras de vídeo usam a mesma tecnologia dos leitores CCD exceto que, ao invés de ter uma única linha de sensores, uma câmera de vídeo tem centenas de linhas dispostas numa matriz bidimensional para que possam gerar uma imagem. A vantagem deste sistema é que se pode manusear o leitor de qualquer maneira, permitindo a interpretação do código em qualquer posicionamento.

Os fatores que fazem um código de barras legível são: contraste suficiente entre as barras e os espaços brancos e ter dimensões dentro do padrão. Bordas marcadas ajudam na leitura, assim como uma superfície lisa e margens limpas nos extremo dos códigos.

Tipos de Leitura
Abaixo a exemplificação dos tipos de leitura:
1 - Leitores Lineares, 1D ou Unidirecionais



4 - Leitores Imager, 2D (Captura de Imagem)


Postar um comentário

0 Comentários