Como Acessar um Banco de Dados Com o ZebraDesigner Pro

Olá Pessoal!
Confere neste post como criar uma etiqueta para acessar um banco de dados, utilizando o ZebraDesigner Pro! #Enjoy

ZebraDesigner Pro
O software ZebraDesigner Pro é ideal para criação de etiquetas complexas, baseada em dados fixos ou variáveis. Com o ZebraDesigner Pro, você aumenta as capacidades da impressora e maximiza o seu desempenho com estas características:
» Interface baseada no Windows;
» Conexão com Database;
» Recursos de RFID;
» Ferramentas de diagnóstico.

Instalação do ZebraDesigner Pro
A instalação do ZebraDesigner Pro é muito simples, idêntica a da versão free. Caso queira, clique AQUI para checar a instalação do software.
Vale dizer que esta é uma versão paga do software, logo, estamos usando uma versão demo.

Banco de Dados
Para exemplificar a utilização do software com um banco de dados, utilizamos uma simples planilha de excel, com dados como "nome", "idade" e "registro", conforme a imagem abaixo.
Criação de Etiqueta e Acesso ao Banco de Dados
Tomaremos como exemplo a impressora GT800, para criação das etiquetas e acesso ao banco de dados.
A criação de etiquetas é bem simples, como no ZebraDesigner free.

Após criada a etiqueta, começa o acesso ao banco de dados, conforme as imagens abaixo. Tal acesso é feito através do botão "Database", acompanhe o passo-a-passo a seguir:

Passo 1: Após a criação da etiqueta, de forma simples, clique em Database e depois "Create Database Connection.

Passo 2: Na janela que abrir, basta apontar para seu banco de dados, no nosso caso para o arquivo de excel, conforme abaixo. Quando selecionar o arquivo basta clicar em "Abrir".


Passo 3: Após o passo anterior, aponte a planilha onde se encontram os dados que você quer que o software acesse. Em nosso caso a planilha é a "Sócios". Feito isso clique em "Next".

Passo 4: Na janela que se abre, após o passo anterior, selecione as colunas, onde estão os dados que você irá utilizar para criar sua etiqueta. Feito isso, clique em "Next"

Passo 5: Neste passo, você deve definir sobre como serão impressos os dados a partir do banco de dados. Na primeira pergunta você deve selecionar quais dados você quer imprimir. Selecione a segunda opção "Eu quero selecionar os dados para imprimir"
Já na segunda pergunta você define quantas etiquetas devem ser impressas com as informações do banco de dados. Selecione a primeira opção, onde será impressa uma etiqueta para cada registro do banco de dados. Feito isso clique em "Next". 

Passo 6: Neste último passo, selecione a opção "I will link the database fields to the objects myself later", onde você irá indicar os links para cada campo de impressão mais tarde. Clique em Finish. 

Após toda configuração acima, você retorna a etiqueta. O link com o banco de dados está preparado, basta criar sua etiqueta agora. Confira abaixo como criar os campos para o acesso das informações no banco de dados.

Acessando Banco de Dados na Etiqueta
A criação dos campos para o acesso às informações do banco de dados é simples, basta criar campos de texto ou códigos de barras variáveis. Acompanhe abaixo.

Passo 1: Crie uma etiqueta, normalmente. Nos campos que você quiser o acesso ao banco de dados, selecione a opção de "variável de texto" ou "variável de código de barras". Selecionando a opção de variável de texto, clique em Next e marque a opção "Database" conforme a imagem abaixo. Feito isso clique em Next.

Passo 2: Selecione qual o campo do seu "banco de dados" você quer imprimir. Em nosso caso começamos pelo campo "Nome" e limitamos este campo a 15 caracteres. Feito isso clique em Next e na janela seguinte em Finish.

Passo 3: Seu campo de texto irá aparecer conforme abaixo, com vários pontos de interrogação e o nome da origem dos dados, vindos do bloco de notas.
Seguimos os mesmíssimos passos acima e criamos outro campo variável para acesso ao banco de dados, "puxando" a informação de idade. Iremos agora criar um código 2D PDF417, onde colocaremos o registro dos funcionários.

Passo 4: O processo é idêntico ao do campo de texto, porém, iremos inserir um código PDF417, no qual iremos lincar com o "Registro" do nosso banco de dados. Conforme abaixo, insira o código, selecione "variável de código" e clique em Next. 

Passo 5: Na janela que abrir, defina o campo que você quer em "Field" no nosso carro, queremos o Registro e defina o quão longo deve ser este campo, em nosso caso 4 caracteres. Clique em Next e depois em Finish.

Passo 6: Ao fim sua etiqueta ficará como mostrado abaixo: Nos campos variáveis, onde há o acesso a abanco de dados, irá aparecer pontos de interrogação e o nome do campo no banco de dados.

Imprimindo a Etiqueta Com Acesso ao Banco de Dados
Após ter finalizado a criação da etiqueta, o processo de impressão é um pouco diferente do de imprimir uma etiqueta comum, acompanhe:

Passo 1: Quando você clicar em imprimir, irá abrir a janela abaixo, pedindo para você selecionar os dados que quer utilizar. Clique em Select Records.

Passo 2: Em nosso caso estamos utilizando a tabela completa, basta clicar na seta indicada e clicar em ok.

As etiquetas serão impressas com os dados do seu banco de dados:





Vale dizer, que como estamos utilizando a versão demo do aplicativo, ele modifica alguns caracteres propositalmente, conforme vocês podem ver acima.

Postar um comentário

0 Comentários